Quero Abrir uma Loja de Roupas. Quanto Vou Gastar?

Esta é uma das perguntas mais comuns entre os empreendedores que pretendem iniciar um novo negócio no mercado da moda. Afinal, ninguém quer ter uma loja cheio de dívidas, não é mesmo? 

Pensando nisso, resolvemos solucionar a sua dúvida. Vamos mostrar quais são os custos de uma loja e como fazer um bom planejamento sem afetar a qualidade dos equipamentos, das peças de roupa e da decoração. 

Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas 

Quanto vou gastar para abrir uma loja? 

O valor total do investimento em uma loja de roupas varia em cada região do país. Por isso é complicado chegar em um número exato. No entanto, é possível fazer uma estimativa para que você tenha ideia dos gastos. 

No mercado da moda, o maior gasto está relacionado com o ponto comercial. O aluguel, geralmente, não é tão barato. Afinal, você precisa investir em uma região que tem alta circulação de pessoas. 

As lojas virtuais são ótima alternativa para reduzir os custos, pois não é necessário grandes investimentos para abrir esse tipo de negócio. 

Outro tipo de gasto é com a decoração da loja. É necessário investir em diversos itens para deixar o ambiente chamativo e agradável para os clientes. 

O custo da decoração também é complicado estipular porque depende do tamanho do seu estabelecimento, do seu público – alvo e de diversos fatores que impactam no planejamento financeiro. 

O estoque também é essencial em uma loja de roupas. Por isso, você deve ter um bom capital de giro para fazer as compras para o seu negócio. 

Existem diversas alternativas para conseguir capital de giro para a sua loja, entre as quais: sócios, financiamento e empréstimos. Escolha a melhor alternativa para o seu perfil de empreendedor. 

Em um primeiro momento, você pode se assustar com a quantidade de gastos que listamos neste artigo. 

Pensando nisso, vamos explicar detalhadamente cada custo para que você não seja surpreendido antes mesmo de iniciar o seu negócio.

Quais são os tipos de móveis que preciso comprar? 

Os móveis do seu empreendimento dependerá do estilo que você pretende adotar para a loja.

No geral, recomenda-se comprar balcão de atendimento; prateleiras para colocar roupas; araras; provador para loja; pufes; expositor boutique; nichos e prateleiras e mesas de centro. 

É sempre importante lembrar também dos manequins. Fuja daqueles modelos que são magros demais. Teste manequis com tamanhos reais, pois as pessoas se sentem mais representadas. 

Outra dúvida bastante comum é sobre a fabricação dos móveis. Alguns empresários preferem móveis prontos. Porém, há outras opções como: planejados, usados ou novos. 

Móveis prontos 

Geralmente, os móveis prontos são mais baratos se comparado com os móveis planejados. A entrega também é rápida e a montagem bastante simples. 

O lado negativo é que nem sempre o móvel escolhido ficará alinhado com o estilo do seu ambiente. Em alguns casos, o tamanho e as cores podem prejudicar a harmonia da loja. 

Outra questão é que a qualidade e a durabilidade dos móveis prontos não são iguais às dos móveis planejados. 

Para comprar móveis de qualidade, pesquise bastante quais são os melhores fornecedores da sua região. Analise também o prazo de entrega e a disponibilidade para tirar dúvidas. 

Móveis planejados 

Os móveis planejados são mais caros que os móveis prontos. Porém, são produzidos conforme o espaço do seu empreendimento. Esse modelo faz com você crie um projeto exclusivo e que atenda o seu estilo 

A durabilidade também é outro ponto que merece atenção, pois os móveis planejados são mais resistentes.

No entanto, é importante ressaltar que você não poderá alterar os móveis da loja caso queira renovar o ambiente. Para isso, será necessário desenvolver um novo projeto. 

Móveis usados e novos 

A escolha entre móveis novos e usados dependerá da sua situação econômica. Se você está preocupado com as finanças, a melhor saída é investir em opções usadas. 

Na internet, você consegue encontrar diversos sites que oferecem móveis com ótimos preços. 

É importante ter cuidado com o estado de conservação do imóvel para não surpreendido com a qualidade do material. 

Se você não gosta de comprar móveis usados, vale a pena fazer uma boa pesquisa na internet. A diferença de preços entre as lojas é impressionante.

Portanto, não tenha preguiça e viste todos os sites para encontrar o melhor valor. 

Como montar o estoque da minha loja? 

O custo do estoque dependerá do formato da loja. 

Nos estabelecimentos físicos, o ideal é trocar os manequins semanalmente. É sempre importante renovar a criatividade e mostrar as novidades da sua loja.

No entanto, isso não pode ser feito de qualquer forma. Você precisa listar o objetivo de cada vitrine para fazer estratégias mais concretas. 

Afinal, a vitrine pode servir para uma nova coleção, criar uma promoção, apresentar as tendências de cada estação ou entrar no clima de uma data comemorativa. 

O dono de uma loja física também deve monitorar as datas comemorativas. Muitos consumidores compram presente de última hora e podem se encantar com a sua decoração para o dia dos pais, das mães ou das crianças. 

Loja virtual 

Nos primeiros meses da loja virtual, ela não tem obrigação de se tornar referência em um segmento do mercado. 

O mais importante é ter o produto selecionado pelo cliente disponível no estoque. 

O comportamento do consumidor na loja física é completamente diferente da loja online 

Na internet, o cliente já sabe qual é o produto que ele deseja adquirir naquele momento. Em uma loja física, o consumidor apenas vê o produto e não conclui a compra. 

No e-commerce, ele já tomou a sua decisão e o produto precisa estar no estoque. 

O que investir ao decorar loja de roupas? 

A decoração de uma loja pode incentivar o cliente a entrar em seu estabelecimento.

Por isso, fique atento aos pequenos detalhes. Anote o que precisará comprar para o seu negócio. 

  • Use um papel de parede no fundo para deixar o ambiente mais bonito; 
  • Evite colocar muitos objetos decorativos em espaços com ambientes menores; 
  • Aposte em espelhos de qualidade e em uma boa iluminação nos provadores; 
  • Lembre-se dos ganchos nas paredes nos provadores para que os clientes coloquem as bolsas. 

Se possível, contrate uma arquiteta para que ela crie um projeto exclusivo e faça uma decoração de acordo com os gastos que você pode gastar. 

Uma dica bastante interessante é buscar profissionais recém – formados. Eles têm várias ideias e o valor é bastante acessível.

Um bom planejamento financeiro é essencial para que você consiga decorar a sua loja de roupas, comprar os melhores equipamentos e fazer um bom estoque sem prejudicar o seu orçamento. No início, pode parecer complicado. Porém, os resultados aparecem mais cedo do que imagina. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *